Cronograma Capilar: O que é? Como fazer? ♡

Em 21.10.2016   Arquivado em Beleza, Cabelos

Olá docinhos, hoje finalmente consegui dar uma paradinha aqui para poder falar sobre o tão amado cronograma capilar, tenho certeza de que você já ouviu falar sobre o cronograma capilar, mas você sabe o que ele é? Ou como ele funciona?! Então prepara o caderninho para anotar essas dicas valiosas!

sweet drop blog curly hair blonde

– O que é o cronograma capilar?

De um modo bem simples de falar ele é como uma programação/agendinha semanal que te permite suprir as necessidades dos seus fios. Algumas pessoas o fazem no tempo de um mês, outras o seguem por mais tempo, mas é sempre bom ficarmos de olho no que o nosso cabelo realmente precisa.

O cronograma capilar possui 3 fases: hidratação, nutrição e reconstrução e ainda há o plus da umectação. Cada cabelo precisa mais de uma etapa que da outra, então pode ser que o que eu faça não funcione nos seus fios, mas não se desespera minha amiga é só você prestar atenção no seu amado cabelo e adequar o melhor cronograma para você. Lembre-se de que você irá investir um pouco de tempo para os cuidados das madeixas e claro que irá investir um certo dinheiro também, a não ser que você já tenha os produtos necessários. Mas tudo isso no final será muito válido, tenho certeza que com o tempo você irá se surpreender!

Vamos destrinchar melhor o que é H, N, R!

Hidratação (H): A hidratação é a reposição de água, você precisa dela quando o seu cabelo está ressecado e sem brilho.

Nutrição (N): A nutrição devolve os lipídios para os fios, você precisa dela quando o seu cabelo está opaco, com muito frizz e sem balanço.

Reconstrução (R): A reconstrução é parte em que a gente repõe a massa perdida, você precisa dela quando seu cabelo está poroso, fraco e fino.

E um plus que você pode e deve fazer:

Umectação (U):  Umectar é a parte que pode entrar junto a etapa de nutrição, com ela você “umedece” os fios com óleos vegetais, ajudando assim o cabelo a repor nutrientes, eliminar o frizz, ressecamento e a aspereza. Além de dar aquele brilho, maciez e definição aos fios. A gente pode conversar sobre isso em um próximo post! ?

Se você ainda tá na duvida sobre em que você deve focar no seu cronograma capilar ainda existe um teste simples de porosidade que você pode fazer em casa mesmo.

testedeporosidadecapilarsweetdrop_porosidade_hidratacao_nutricao_reconstrucaoi_cc

 

– Como identificar e diferenciar cada máscara? 

Para saber como identificar cada máscara requer um pouquinho de atenção mas nada como um bom bloquinho de notas no celular não ajude não é mesmo?

Máscaras de Hidratação –  Aqui você precisa ficar atenta nos componentes como silicones, a base de frutas, vegetais, pantenol, glicerina…

Máscaras de Nutrição – Já aqui a gente precisa encontrar os seguintes ingredientes: Óleos e manteigas vegetais. Poderá ter em sua composição:

  • Ceramidas.
  • Óleos Vegetais: Argan, Coco, Mamona/Rícino, Macadâmia, Amêndoas, Avelã, Camelina, Menta Hortelã.
  • Manteigas Vegetais: Karité, Cacau, Murumur, Babaçu.

Máscaras de Reconstrução – Procure máscaras a base de: Creatina, queratina, arginina, colágeno.

OBS: Queratina em excesso faz mal e pode causar a quebra dos seus fios, fique atenta nas suas madeixas e na quantidade em que você usa. Lembre-se sempre de que a cada reconstrução você deve fazer uma hidratação na etapa anterior.

– Quais produtos usar:

cronogramacapilarsweetdrop_hidratacao_nutricao_reconstrucao_cc

OBS.: Lembre-se que os exemplos acima são só alguns exemplos de máscaras, todas elas eu já usei e super indico! Ah em breve falarei delas aqui para vocês!

Hidratação Nutrição Resconstrução
1 –  Milagre – Lola Cosmetics 1 – Morte Súbita – Lola Cosmetics 1 – Dream Cream – Lola Cosmetics
2 – Yamasterol (Amarelo) – Yamá 2 – Nutri Salon N – Embelleze 2 – Anabolizante Capilar – Natumaxx
3 – Nutri Salon H – Embelleze 3 – Elsève Liss – Intense Extreme – L’oréal 3 -Reapir Complet – Amend
4 – Coco Brazil – Kert 4 – Banho de Creme (Tutano) – Bio Extratus 4 – Nutri Salon R – Embelleze
5 – Cachos Perfeitos – Monange 5 – Nutrição Intensa Oils – OX 5 –  RMC Gold Black – Amend

 

– Cronograma Capilar:

Vou deixar aqui um exemplo de como faço o meu cronograma, você pode fazer ele também, mas lembre-se o indicado é que você mesma monte o seu cronograma, afinal cada cabelo tem suas necessidades!

cronogramacapilarsweetdrop_cc

OBS¹.: Após cada etapa dê um tempo de pausa (sem lavar o cabelo), eu consigo ficar tranquilamente na pausa por 2 dias, mas caso você não consiga adpte ao seu tempo.

OBS².: Nem sempre faço a reconstrução na 4° semana, apenas se houver necessidade! O indicado é de que a gente faça de 15 em 15 dias.

Eu aderi ao cronograma em 2014, foi ai que meu cabelo mudou totalmente agora ele está do jeitinho que amo, o cronograma capilar é muito simples mas requer uma certa atenção, dedicação e cuidados. Apesar de todo cuidado que tive aqui nesse post obviamente eu não conseguiria falar tudo de uma vez só, caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre esse post me fala aqui nos comentários, combinado?! E em breve iremos falar mais sobre umectação e como podemos potencializar as nossas máscaras.

Em breve teremos mais posts recheadinhos de conteúdo por aqui, beijos!