Oficina de Blogueiras: O que abordar na hora de blogar? ♡

Em 24.10.2016   Arquivado em Oficina De Blogueiras

Olá pessoal, tudo bem?! O post de hoje foi feito graças a participação das meninas no post do nosso grupo, muito obrigada a todas que participaram, fico extremamente feliz com a participação de cada uma! ?

post

A maior dificuldade no grupo foi em “temas diferentes/inusitados/como e o que abordar no blog”. Hoje em dia criar um blog é muito fácil virou algo normal, afinal, na internet existem milhares de tutoriais e dicas para isso mas o que pega mesmo é na hora da criação de conteúdo! Começamos o blog com mil ideias e conteúdos variados mas depois de um tempo tudo isso diminui. Aqui também não é diferente, o meu foco maior é em beleza e as vezes eu já resenhei tudo que tenho e preciso buscar itens e temas novos por aí. O problema todo é que nós blogueiras sabemos que isso não é muito fácil, afinal devemos falar no nosso blog sobre assuntos em que nos identificamos também.

Então como estar atenta a novos posts?

Essa é mais uma ferramenta maravilhosa da Google, ela identifica para você quais os itens estão e alta, te permite a visualização de métricas e porcentagens de pesquisa. É uma ótima maneira de buscar conteúdos em alta e de interesse de massa.

     1. Pesquise o seu item de interesse (Usei o tema “Beleza” para ilustrar):

Perceba logo na página inicial já temos as histórias em alta, por exemplo, se seu blog aborda assuntos sobre séries seria um ótimo momento para falar sobre TWD – Negan não acha? 😉

googletrendsweetdrop_dicasblog

     2. Após escolher seu tema você ainda poderá filtra-lo melhor com:

googletrendsweetdrop_dicasblog2

  • Qual país gostaria de pesquisar;
  • Em quanto tempo;
  • Se tem uma categoria específica;
  • Se a pesquisa será na web, imagens, notícias, etc;
  • Você ainda pode comparar  com outro tema.

OBS.: Eu deixei tudo do mesmo modo do print, apenas para exemplificar aqui, lembre-se de refinar melhor sua pesquisa.

 

     3.  Ao final da página você  pode observar os Tópicos Relacionados e Consultas Relacionadas:

Vamos observar juntas!

googletrendsweetdrop_dicasblog3

Em tópicos relacionados a pesquisa temos a empresa Sephora em 4º lugar, você já pensou em preparar um post sobre? Como: Buscar dicas de produtos em super promoções, descontos especiais, seus tops favoritos de lá, falar sobre o beauty club, sua experiência com eles e várias outras coisas que só de entrar no site eu tive ideias! Abra sua mente e olhe o tópico procurando detalhes, busque itens diferentes!

Em 5° lugar temos a Toxina Botulínica, pois é, se seu nicho é beleza você pode muito bem abordar esse assunto! Certifique-se de que você irá tratar do que sabe e conhece no seu blog, não dê informações em que você não tenha certeza, ai você deve estar se perguntando como iria tratar desse assunto já que não o conhece muito. Simples! Convide profissionais da área para um bate papo sobre o assunto e se quiser ir além busque pacientes que tenham usado, tire dúvidas, inove!

Já em consultas relacionas temos a empresa Dafiti em 1° lugar que teve um aumento repentino nas pesquisas, procure fazer o mesmo que no exemplo da Sephora, monte looks, wishlist e se você estiver com aquela grana sobrando monte um look com peças na moda/em conta e faça uma sessão de fotos ou lookbook.

Em 3º lugar temos o tema “Quimioterapia e beleza“, mesmo que o mês de outubro esteja no fim nunca é tarde para falar sobre esse tema tão importante e que tantas mulheres passam. Dando uma pesquisada aqui descobri que existe um instituto que leva esse nome, caso queira conhecer clique aqui.

Em 4º lugar temos o tema “Espalhe mais beleza“, pesquisando percebi que esse tema era uma campanha da empresa Vichy, mas porque não aproveitar esse lindo tema? Espalhe beleza do seu modo e mostre aos seus leitores.

Em 5º lugar temos o tema “Beleza Natural“, talvez ali na pesquisa a intenção era pesquisar sobre a empresa Beleza Natural, mas você já olhou o tema de outra forma? Pois é, perceba que eu só marquei o “beleza natural” no print, logo eu já tive uma ideia do que poderia ser feito em cima deste tema. Você já fez um post sobre aceitação, sobre como podemos ser lindas exatamente do jeito que somos? Sobre o modo em que a sociedade impõe o conceito de beleza. Creio que muitas meninas precisam de posts inspiradores como esses, que as tirem de situações que as vezes elas não tenham com que conversar, com quem desabafar.

Onde buscar inspirações:

pinterestsweetdrop-oficinadeblogueiras-dicas-blog

  • Pinterest, Instagram, Tumblr e We Heart It:

Eles podem virar seus melhores amigos nas horas de bloqueio criativo, pesquise seu tema em uma dessas redes. O meu preferido é o Pinterest, lá existem milhares de ideias e novos trends que podem te ajudar em um novo post.

  • Se atualize sobre os assuntos do seu nicho:

Exemplos:

  • Semanas de moda;
  • Lançamentos de livros/lojas/séries/jogos;
  • Eventos importantes da região em que você mora;
  • O que é a tendência do momento aqui e em outros países;
  • Faça Collabs!

Já falamos sobre collabs no primeiro post do Oficina de Blogueiras (veja aqui), crie posts com amigos da blogosfera, assim você ficará mais motivado na hora da criação de conteúdo e ainda tem o apoio de um amigo que vai poder discutir o assunto de uma maneira super tranquila!

 

Interaja com leitores e empresas

collabssweetdrop_collab_oficinadeblogueiras_dica

  • Divida seu conhecimento:

Escreva um post em seu blog  dividindo o seu conhecimento, pode ser um post sobre aquela make do fim de semana, sobre um curso que você está iniciando, dúvidas sobre a faculdade que você cursa, sobre guias da blogosfera, mas nunca se esqueça de interagir com seus leitores, busque perguntar e responder sempre.

  • Crie um projeto fotográfico:

Um projeto fotográfico pode ser uma maneira maravilhosa de criar conteúdo para duas plataformas (blog + instagram), além disso você terá uma interação com as pessoas que vão participar do seu projeto. Capriche nas ideias, fotos e temas do seu projeto.

  • Participe de eventos:

Participe de eventos que tenham a ver com seu nicho, inspire-se por lá, faça várias fotos e escreva sobre tudo que achar interessante. Faça anotações de voz ou em um caderninho para que você não se esqueça de nenhum detalhe do que viu. Aproveite e marque as empresas citadas no seu post, assim eles podem te “encontrar”! ?

 

 

No próximo post do Oficina de Blogueiras iremos falar sobre como montar resenhas literárias sem dar spoilers, teremos a participação da Thaz – Dicas da Kira e da Tayana – Let It Shine! Fiquem ligados nos próximos post aqui e no nosso grupo.

Beijos ♡

  • Cissy Tavares

    Em 24.10.2016

    Eu adorei o post e as dicas, estava mesmo precisando de um “Norte” parábola momentos de bloqueio heheheh
    Ah, vem visitar meu blog novo, ficarei feliz de te ver por lá ?
    Bjinhos
    http://www.cissytavares.com

    [Reply]

    Jenifer Ferreira Reply:

    Ebba fico feliz que tenha gostado Cissy, em breve teremos mais dicas por aqui e lá no grupo também! *-*
    E pode deixar que irei visitar sim o seu blog, beijinhos ?

    [Reply]